domingo, 16 de junho de 2013

Marinha do Brasil faz patrulhamento em todos os acessos ao porto do Recife

A Marinha do Brasil apresentou neste sábado as unidades navais que deverão patrulhar todos os acessos ao porto do Recife, durante a Copa das Confederações. A fragata “Niterói”, da Esquadra Brasileira, e o Navio-Patrulha “Graúna”, do Comando do 3º Distrito Naval, que fica em Natal-RN, além de outras embarcações de pequeno porte, estão no Recife a fim de controlar o tráfego marítimo na área portuária inspecionando embarcações e fazendo vistorias e identificação pessoal. 
De acordo com o comandante da Fragata Niterói, o Capitão-de-Fragata Daniel Menezes, esta é a primeira vez que todo esse aparato é utilizado no Estado. "De forma organizada, assim, é algo inédito, que não só serve para a Copa das Confederações, mas também como preparação para a Copa do Mundo do ano que vem, quando esse sistema de segurança será utilizado em um evento ainda maior", esclarece.

Ainda segundo o Comandante, os navios patrulharão a área portuária do Recife - e eventualmente de Suape, em caso de necessidade - durante todo o período de Copa, que vai até o dia 30 desse mês. Ele explica ainda que o esquema de segurança empregado - que conta com mais de 300 marinheiros - pode variar. "Inicialmente vamos acompanhar todas as embarcações que estiverem navegando na área, controlar, saber o que estão fazendo. Caso aumente a necessidade, passamos a inspecionar. Numa terceira gradação, podemos impedir as embarcações de transitar", afirma. O navio conta ainda com um helicóptero que ajudará na inspeção da região.

Mas não só da segurança dentro do mar está ocupada a Marinha nesta Copa das Confederações. Em caso de algum ataque por terra ao porto do Recife, cerca de 170 fuzileiros navais, além de 15 viaturas, já estão a postos. Os militares estão acampados na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) e poderão ser empregados para a manutenção da segurança, se requisitados.
Fonte - folha


Nenhum comentário: