quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cerveja sem álcool libera hormônio relacionado à sensação de prazer


Um estudo feito pela Universidade de Medicina de Indiana, EUA, comprovou que a cerveja sem álcool é capaz de liberar dopamina, neurotransmissor liberado pelo cérebro que está ligado às sensações de prazer e recompensa.
Segundo os pesquisadores, o gosto da cerveja, mesmo sem a presença do álcool, está associado ao prazer, o que provoca a liberação do hormônio.
Utilizando tomografia por emissão de pósitron (PET), os pesquisadores realizaram testes em 49 voluntários. No primeiro teste, os pesquisadores ofereceram Gatorade aos voluntários. No segundo teste, foi a vez de experimentar a cerveja sem álcool.
Através das imagens captadas pela tomografia, os pesquisadores constataram um aumento significantemente maior da dopamina no teste com a cerveja do que no teste com Gatorade. Após os testes, os voluntários apresentaram aumento no desejo por cerveja, o que não aconteceu com o Gatorade.
Os resultados do estudo foram publicados no periódico Neuropsychopharmacology. “Acreditamos que este é o primeiro experimento em humanos a mostrar que o gosto de uma bebida sem o efeito do álcool pode provocar a liberação de dopamina”, disse David Kareken, professor de Neurologia da Universidade de Indiana.

Nenhum comentário: