Em um dia quente de julho em 1902, o primeiro ar condicionado do mundo foi ligado no Brooklyn. Desde então, os aparelhos de ar condicionado salvaram vidas, aumentaram a produtividade e tornaram regiões tropicais habitáveis no verão. Contudo, ao completar 110 anos, seus críticos reclamam que a tecnologia do ar condicionado resfria os lares ao custo de aquecer o planeta. Como Stan Cox assinala em seu novo livro Losing Our Cool: Uncomfortable Truths About Our Air-Conditioned World, os EUA gastam mais energia com sistemas de ar condicionado do que o consumo total de energia dos africanos. Eis que surge a Advantix Systems, uma empresa que produz sistemas de ar condicionado que consomem 30% a 50% a menos de energia do que os sistemas convencionais.
Muitos aparelhos de ar condicionado funcionam da seguinte forma: primeiro, eles resfriam o ar a uma temperatura bem mais baixa do que a temperatura de ambiente desejada. Depois, sopram esse ar contra uma placa de metal para fazer com que a umidade presente no mesmo se condense. Depois, aquecem o ar seco à temperatura de ambiente desejada.
A tecnologia de “secagem líquida” da Advantix, por outro lado, faz com que o ar passe por uma solução salina para desumidificá-lo, sem a necessidade de desperdiçar energia para resfriá-lo novamente. Os aparelhos da empresa são especialmente úteis em lugares secos, que é justamente onde se encontra a maior parte do crescimento mundial.
A Advantix, que costumava ser conhecida como DuCool, descobriu a tecnologia por acaso. A empresa foi fundada em 1980 por irmãos israelenses que construíam pistas de patinação no gelo no Oriente Médio. Eles descobriram que muitos refrigeradores não conseguiam suportar a umidade da região e então inventaram modelos que conseguiam fazê-lo. A Maitlin Patterson, uma empresa de private equity, comprou parte das ações da empresa em 2010 e contratou novos diretores que bolaram um plano ambicioso para vender sistemas de refrigeração para prédios comerciais e industriais. A Advantix anunciou recentemente um grande contrato para refrigerar a fábrica da Procter & Gamble na Índia que produz produtos de lavanderia.
Contudo, à medida que os concorrentes desenvolvam seus próprios aparelhos de ar condicionado de secagem líquida, o mercado vai se aquecer. No mundo dos negócios, é preciso suar para ficar na frente.
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