sábado, 14 de abril de 2012

Recife será a primeira cidade brasileira a aplicar leis para melhorar a segurança de clientes e bancários


Após dois meses de fiscalização às agências bancárias e milhões em multas aplicadas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) oficializou a intenção dos bancos do Recife em cumprir as legislações federal e municipal referentes à segurança das agências.
Com a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Febraban - que deve acontecer no fim da próxima semana - o Recife será a primeira cidade brasileira a aplicar leis para melhorar a segurança de clientes e bancários.
A informação sobre a intenção da Federação de Bancos foi repassada pelo promotor de justiça Ricardo Coelho, na quarta audiência pública para tratar do assunto. Segundo ele, a assinatura do TAC é um "grande avanço" para a segurança bancária no Brasil.
"É um fato inédito no País. A Febraban nos procurou ontem (quarta-feira) para dizer que quer assinar o TAC o mais rápido possível. E isso é o resultado da pressão que fizemos", explicou.
Segundo o promotor, desde agosto do ano passado, quando o MPPE deu entrada com uma ação civil pública para obrigar as agências a cumprirem a legislação, 27 bancos entraram na Justiça.

O ineditismo dessa ação - que reuniu do mesmo lado Ministério Público Estadual, Procon, polícias e sindicatos - já tem repercussão nacional. "Nessa reunião, já vieram Ministério Público Federal e a Agência Brasileira de Inteligência. A tendência agora é que se crie uma nova legislação federal contemplando tudo isso que estamos discutindo desde o ano passado, pois a atual é de 1972", afirmou o promotor.

Com o TAC, os bancos terão que colocar biombos nas agências, dois vigilantes por piso, vidros blindados, entrada exclusiva para carros-fortes entre outras medidas.

De acordo com levantamento da Polícia Civil, este ano 16 bancos já sofreram roubos ou furtos, 11 casos a mais que no mesmo período de 2011 (janeiro a março).

Nenhum comentário: