A Mercedes-Benz lançou o S 400 Hybrid, primeiro automóvel híbrido à venda no Brasil. O sedan de alto luxo, que custa US$ 253,5 mil (cerca de R$ 455 mil) combina um motor a gasolina 3.5 a uma unidade elétrica.
De acordo com a montadora, a emissão de gás carbônico é de 186 gramas por quilômetro, compatível com carros com motor 1.6 a 1.8 na Europa --onde foi lançado no ano passado.
O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jurgen Ziegler, ressaltou a eficiência do veículo, importado da Alemanha, e sua contribuição para a sustentabilidade. A função chamada de "start/stop" desliga o motor do automóvel ao frear, como, por exemplo, em sinais de trânsito.
Na hora da saída, o motor elétrico faz funcionar o motor principal assim que o motorista solta o pedal do freio ou pisa no acelerador, o que contribui para a economia de combustível e a conservação ambiental. Como o motor reinicia praticamente de forma instantânea, as emissões de poluentes também são reduzidas na partida.
Na comparação com o modelo S 350, o híbrido apresenta um consumo médio até 19% menor. Já as emissões de gás carbônico são diminuídas em 21%.
Quando o veículo desacelera, o motor elétrico age como um gerador e converte a energia cinética em elétrica, que é armazenada na bateria de íons de lítio -dispositivo central do sistema híbrido.
Para este ano, de acordo com Dimitris Psillakis, diretor de vendas de automóveis da montadora na América Latina, a previsão é comercializar entre 30 e 40 unidades. "Como os consumidores desse mercado começam a se preocupar com o meio ambiente, as vendas tendem a crescer", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário