Já está rodando pela Região Metropolitana de São Paulo o primeiro ônibus 100% nacional movido a hidrogênio. A novidade é de enorme importância econômica e ambiental. Econômica porque veículos movidos a hidrogênio surgem como uma excelente alternativa aos que utilizam combustíveis derivados de petróleo, como gasolina e óleo diesel - que, ao que indicam estudos recentes, estão com as reservas naturais muito próximas do fim. E ambiental porque os ônibus movidos a hidrogênio não emites gases poluentes. Eles despejam na atmosfera nada mais do que vapor d’água, o que ainda contribui para umidificar o ar das cidades.
A tecnologia de veículos públicos movidos a hidrogênio é coisa nova no Brasil, mas já tem demonstrado sucesso em vários países da Europa.
Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, Suécia e Inglaterra são alguns dos países do Velho Mundo que já utilizam esse tipo de transporte com êxito. Por lá, há até um grande projeto bancado pela União Europeia para o assunto. Chamado de Clean Urban Transport for Europe (Transporte Urbano Limpo para a Europa), o programa financiou a compra de cerca de 40 ônibus movidos a hidrogênio e que já estão circulando em grandes cidades europeias.
Uma das grandes diferenças entre o projeto brasileiro e o europeu é o fato de que o ônibus ecologicamente correto que está rodando em São Paulo foi todo montado no Brasil, enquanto que nos países da Europa os veículos já foram comprados prontos. O projeto brasileiro foi financiado pelo Global Environment Facility (Fundo Global para o Meio Ambiente), uma espécie de agência ligada ao Banco Mundial. Os resultados da experiência europeia são animadores. Por lá, os ônibus já rodaram por quase 150 mil horas, sem dar qualquer tipo de problema e, melhor ainda, sem poluir o meio ambiente. Não por acaso, a China e a Austrália também decidiram colocar nas ruas exemplares do ônibus movido a hidrogênio.
Leia mais no tribuna
A tecnologia de veículos públicos movidos a hidrogênio é coisa nova no Brasil, mas já tem demonstrado sucesso em vários países da Europa.
Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, Suécia e Inglaterra são alguns dos países do Velho Mundo que já utilizam esse tipo de transporte com êxito. Por lá, há até um grande projeto bancado pela União Europeia para o assunto. Chamado de Clean Urban Transport for Europe (Transporte Urbano Limpo para a Europa), o programa financiou a compra de cerca de 40 ônibus movidos a hidrogênio e que já estão circulando em grandes cidades europeias.
Uma das grandes diferenças entre o projeto brasileiro e o europeu é o fato de que o ônibus ecologicamente correto que está rodando em São Paulo foi todo montado no Brasil, enquanto que nos países da Europa os veículos já foram comprados prontos. O projeto brasileiro foi financiado pelo Global Environment Facility (Fundo Global para o Meio Ambiente), uma espécie de agência ligada ao Banco Mundial. Os resultados da experiência europeia são animadores. Por lá, os ônibus já rodaram por quase 150 mil horas, sem dar qualquer tipo de problema e, melhor ainda, sem poluir o meio ambiente. Não por acaso, a China e a Austrália também decidiram colocar nas ruas exemplares do ônibus movido a hidrogênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário