sexta-feira, 1 de maio de 2009

Falta de formação atrasa informática nas escolas

São muitos os projetos de informatização das escolas, porém, a maioria deles está esbarrando em uma questão absolutamente básica: a formação dos professores. A chegada da informática mostrou que o computador é hoje um recurso imprescindível na Educação. Mas, como garantir o uso correto da tecnologia? A simples utilização do computador nas escolas pressupõe que o ensino é informatizado? Existe planejamento de projetos educacionais para a integração do currículo com os recursos tecnológicos? O grau de envolvimento do corpo docente nesse processo é satisfatório?O governo Lula prometeu a implantação de laboratórios de informática em todas as escolas públicas do país até o fim de 2010, mas a medida, positiva, esbarra no despreparo dos professores para usar o computador. Além disso, é necessário que Estados e Municípios promovam a manutenção dos equipamentos."Não basta implantar um programa de informática nas escolas. É preciso que os professores saibam utilizar as novas e modernas tecnologias proporcionando a seus alunos aulas mais envolventes, com diferentes possibilidades de exploração do conteúdo em questão. O que acontece na realidade é que a maioria das escolas precisa ainda capacitar seus educadores. O computador precisa ser entendido como mais uma ferramenta pedagógica, que vai possibilitar aos alunos aprofundar e ampliar conhecimentos em temas já estudados em sala de aula", diz Roberta Bento, diretora de Educação da Planeta Educação, empresa especializada na implantação de projetos de informática educacional.
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