quarta-feira, 29 de abril de 2009

México confirma que são sete mortes por gripe suína

Cidade do México - O governo mexicano informou que o número de mortes provocadas pelos vírus da gripe suína são sete e não 20, como havia sido divulgado anteriormente. Os demais casos, inicialmente atribuídos à gripe suína após exame em um laboratório canadense, ainda deverão passar por novos testes de confirmação. As informações são da BBC Brasil.

O ministro da Saúde do México, José Córdoba, confirmou que 2.498 casos de hospitalização por pneumonia grave foram tratados como suspeitos de gripe suína. Desses, 159 pacientes morreram, mas apenas sete óbitos, segundo ele, estão comprovadamente relacionadas ao vírus H1N1.

Em relação às denúncias de que pessoas não estão sendo aceitas em alguns hospitais ou sobre centros de saúde que estão fechados, o ministro disse desconhecer os fatos. Ele afirmou, no entanto, que para agilizar os diagnósticos, a partir de hoje (29) serão colocadas nas ruas "caravanas da saúde”. O objetivo é examinar casos suspeitos e distribuir medicamentos.

Questionado sobre a origem do vírus, o ministro disse que não tem a resposta. “Querem dizer que o vírus é mexicano, mas não entendo. O genoma [do vírus] mostra que é euro-asiático. Sendo assim, temos que ver quem o trouxe.”

Sobre a propagação do vírus no México, Córdoba negou que o governo tenha demorado em agir e disse que, assim que souberam da circulação do novo vírus, as autoridades alertaram a população.

Leia mais

Nenhum comentário: