domingo, 15 de fevereiro de 2015

Estudo mostra que quanto maior o tempo em frente às telas, maior a perturbação e menor a duração do sono

  
 O centro de pesquisas Uni Research Health, da Noruega, fez uma pesquisa com 10 mil adolescentes entre 16 e 19 anos sobre a relação entre o uso de aparelhos eletrônicos e o sono. O estudo foi publicado na revista especializada BMJ.
O resultado entre as meninas e os meninos foi parecido. Em média, as meninas afirmaram que passavam cerca de cinco horas e meia por dia assistindo TV ou usando aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. Já os meninos tinham uma média de seis horas e meia por dia.
Quase todos os participantes da pesquisa afirmaram que usaram os aparelhos pouco antes de ir dormir, e muitos relataram dormir menos de cinco horas por noite. De acordo com os pesquisadores, qualquer tipo de tela usada durante o dia e um pouco antes de dormir parece ter prejudicado o sono dos adolescentes participantes.
A conclusão foi que quanto mais tempo eles passaram em frente às telas, maior a perturbação e menor a duração do sono. Se o tempo passado em frente às telas durante o dia fosse de quatro horas ou mais, os adolescentes teriam um risco 49% maior de precisar de mais do que uma hora para conseguir pegar no sono.
Segundo Mary Hysing e os outros pesquisadores da Uni Research Health, o uso destes aparelhos eletrônicos pode fazer com que os adolescentes tenham menos tempo para fazer outras coisas, inclusive dormir. No entanto, o tempo passado em frente às telas pode estar interferindo na sonolência. Afinal, segundo os cientistas, olhar para a tela iluminada na hora de dormir pode mandar sinais errados para o cérebro, perturbando o relógio biológico e fazendo com que a pessoa fique mais alerta.
“Sabemos que um tempo suficiente de sono é essencial para a boa saúde física e mental. Desconectar pode ser uma medida importante para garantir uma boa noite de sono”, disse Mary.
Fonte-opiniao

Nenhum comentário: