quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

INDEPENDÊNCIA DA PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

        Se você foi uma das mais de 1600 pessoas que apoiou a luta em Defesa da Praça da Independência (Pracinha do Diário), saiba que seu apoio resultou no sucesso da nossa luta!

      Depois da nossa petição e de oito meses de ocupação político-cultural da Praça da Independência, um pedido de informação ao Prefeito do Recife sobre o fundamento legal para concessão de uma praça pública para fins privados - até hoje não respondido -, um inquérito civil junto ao Ministério Público de Pernambuco, 15 Atos de Reintegração de Posse da Praça com o Som na Rural, e uma ENORME MOBILIZAÇÃO POLÍTICA E POPULAR NA PRAÇA, na qual dizíamos que não havia nada mais vexatório do que privatizar uma Praça Pública, símbolo maior da 'res publica', símbolo maior da democracia, símbolo maior da mistura de gentes, de cores, de ritmos, FINALMENTE A REDE GLOBO E A PREFEITURA DO RECIFE, PRESSIONADAS POR NOSSA MOBILIZAÇÃO, CANCELARAM O VERGONHOSO CAMAROTE DO APARTHEID CARNAVALESCO!
          Estamos, eu, Nilton Pereira e Roger Renor, celebrando não apenas mais essa vitória do povo, mas celebrando essa NOVA FORMA DE FAZER POLÍTICA, na Praça, na Rua, nas redes sociais, essa coisa linda e gostosa que é a maniFESTAção de uma esquerda assumidamente festiva e que agora tem mesmo todos os motivos para comemorar e ser feliz!
       Essa é apenas mais uma prova do poder que o povo tem! Política hoje só se faz com a GENTE, porque é de gente que a cidade é feita!
         Aliás, é bom lembrar que nosso pedido de informação sobre os Camarotes VIPs do governo, somado a um evento nas redes sociais intitulado "QUERO MINHA VAGA NO CAMAROTE VIP DO GOVERNO" também levou ao cancelamento, em fevereiro desse ano, dos vergonhosos camarotes restritos, pagos com dinheiro público e que tomavam o espaço do povo no Marco Zero e na Torre Malakoff.
       Isso não é maravilhoso? Saber que qualquer um de nós tem poder de exigir o respeito à moralidade pública e à legalidade. E basta para tanto um pouco de conhecimento e um pouco de boa vontade.
        Por isso, fazem tanta questão de esconder que essa vitória foi do povo! Escondem a verdadeira razão do cancelamento dos camarotes e não têm humildade de admitir que vencemos. Afinal, eles têm medo de que a gente "aprenda" o poder que temos. O que eles não sabem, mas vão descobrir, é que já aprendemos.
        Assim, de coração pleno de alegria, CELEBRAMOS A INDEPENDÊNCIA, A LIBERDADE E ABERTURA DURANTE O ANO TODO DA PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA para toda pessoa, todo Afoxé, todo Maracatu, todo folião, todo brincante, todo rapper e todo mundo que tem na Praça a sua Casa.
      Gostaríamos, enfim, de dedicar essa vitória ao grandioso MAESTRO ADEMIR ARAÚJO, o Maestro Formiga, que há 40 anos levou a orquestra sinfônica para interpretar a Grande Abertura do Diário de Pernambuco para a Praça que, hoje, volta a estar sempre aberta!
         E para celebrar essa vitória ficam desde logo todos e todas convidados para o GRANDE ATO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE DEFINITIVA DA PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA, no dia 28 de dezembro, com grandes nomes da nossa cultura pernambucana e com o Som na Rural!
        Até lá!
       Liana Cirne Lins

Nenhum comentário: