sábado, 18 de outubro de 2014

Confirmada a presença de gelo em Mercúrio

Fotos divulgadas pela Nasa revelaram pela primeira vez a existência de gelo sólido em Mercúrio, o planeta do sistema solar mais próximo do sol. O gelo foi detectado no polo norte do planeta.
A presença de gelo em um ambiente onde a temperatura chega a quase 400º diariamente parece contraditória, mas as profundas crateras de gelo causadas por impactos fornecem as condições suficientes para a formação de gelo no planeta.
Desde os anos 1990, os cientistas desconfiavam dessa hipótese. Na época, telescópios que emitiam luz através de ondas de rádio revelaram reflexos que indicavam a presença de gelo. Agora, as fotos tiradas com uma tecnologia mais sofisticada confirmaram a suspeita.
Para a surpresa dos cientistas, o gelo foi formado recentemente, pois suas formas pontiagudas ainda não foram achatadas pelo tempo. “O formato pontiagudo do gelo encontrado indica que ele chegou recentemente à superfície do planeta através de um processo interno ou externo”, diz o estudo, que foi publicado no jornal Geology.
Se a hipótese de processo externo for confirmada, pode ter implicações na própria lua planeta Terra, pois os cientistas também suspeitam da existência de água na parte oculta do satélite.

Nenhum comentário: