quarta-feira, 5 de março de 2014

Especialista prevê robôs mais inteligentes em 2029

De acordo com Ray Kurzweil, diretor de engenharia do Google, computadores serão mais inteligentes do que os seres humanos em 2029. Ele afirma que as máquinas serão capazes de entender o que queremos dizer, aprender com experiências passadas, fazer piadas, contar histórias e até mesmo paquerar.
Kurzweil tem 66 anos e é considerado o maior visionário da inteligência artificial (AI). Ele é conhecido por ter popularizado a ideia de “singularidade” — o momento no futuro, quando homens e máquinas supostamente irão convergir. O Google o contratou no final de 2012 para trabalhar no próximo grande avanço da empresa: um motor de busca de inteligência artificial que nos conhece melhor do que nós mesmos.
Em uma entrevista ao Observer, Kurzweil diz que a empresa não lhe deu um determinado conjunto de instruções, além de querer que ele ajude a trazer a compreensão da linguagem natural para o Google.
“Meu projeto é, em última análise, a pesquisa de base para realmente entender o que significa a língua”, disse ele. “Quando você escreve um artigo, você não está criando uma interessante coleção de palavras. Você tem algo a dizer, e o Google se empenha em organizar de forma inteligente o processamento de informações”.
A previsão de Kurzweil vem em meio à revelação de que o Google está montando o maior laboratório de inteligência artificial do mundo. A empresa comprou várias empresas de aprendizado de máquina e robótica, incluindo Boston Dynamics, empresa que produz robôs militares realistas, por um valor não revelado, e a fabricante de termostatos inteligentes Labs Nest, por US$ 3,2 bilhões.
Este mês, a empresa também comprou a startup britânica de IA Deepmind por US$ 400 milhões e contratou Geoffrey Hinton, um cientista da computação britânico e maior especialista do mundo em redes neurais.
Kurzweil é conhecido por inventar dispositivos que mudaram o mundo — o primeiro scanner de mesa, o primeiro programa de computador que reconheceu um tipo de letra e o primeiro sintetizador de texto para fala. Em 1990, ele previu que um computador poderia derrotar um campeão mundial de xadrez em oito anos. Um pouco antes disso, em 1997, o Deep Blue da IBM derrotou Garry Kasparov. Ele também previu o tremendo potencial da internet em um momento em que a rede virtual era apenas um sistema obscuro utilizado por alguns acadêmicos.
Durante anos, ele vem dizendo que o teste de Turing – o momento em que um computador irá exibir comportamento inteligente equivalente ao de um ser humano – será atingido em 2029. Em 2009 Kurzweil co-fundou a Universidade da Singularidade, parcialmente financiada pelo Google. Trata-se de uma universidade de pós-graduação não-credenciada e dedicada às suas idéias e o objetivo de explorar as tecnologias exponenciais.

Nenhum comentário: