sexta-feira, 10 de maio de 2013

Primeiro caso de infecção por superbactéria NDM-1 é registrado


O ministério da Saúde determinou nesta quinta-feira, 8, medidas de segurança hospitalar para todo o país. A medida foi tomada após uma superbactéria ser encontrada em cinco pacientes de um hospital no Rio Grande do Sul.
Os casos ocorreram no ano passado, mas só agora foram divulgados. Dos cinco pacientes, apenas um apresentou infecção, mas já recebeu alta. “Em função da identificação desse tipo de bactéria no Brasil aquelas recomendações de rotina de controle de infecção têm que ser reforçadas em todo Brasil”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segundo os médicos a superbactéria se desenvolve em pacientes internados que passam por longos tratamentos com antibióticos. Apesar de potentes os medicamentos não eliminam todos os microorganismos e aqueles que sobrevivem se tornam mais resistentes.
A superbactéria encontrada nos pacientes pertencia a um grupo que nunca havia sido encontrado no país. Conhecida como NDM-1, a superbactéria apareceu pela primeira vez na Índia, em 2009, seguindo para Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Ano passado, casos da NDM-1 foram registrados na Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai. Este ano, a superbactéria foi encontrada no Brasil.
Segundo os médicos, o abuso de antibióticos contribui para o aparecimento de bactérias mais resistentes. “A prescrição não racional, inadequada, de antimicrobianos, também é um forte vetor para induzir a resistência bacteriana”, diz o professor de epidemologia Ricardo Kuchenbecker.
O médico Luís Fernando Correia diz que lavar as mãos é a principal medida para evitar a transmissão. “A principal medida de controle hospitalar é lavar as mãos. Por incrível que pareça, esse ato simples é a maior barreira de transmissão de uma bactéria de um paciente para outro”, diz o médico.

Nenhum comentário: