sábado, 6 de abril de 2013

Alongamento antes de atividades físicas aumenta o risco de lesões


Todos já ouviram falar que fazer alongamento antes de praticar exercício faz bem para o corpo e evita lesões. Mas um estudo recente, publicado no periódico The Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, mostra que alongar o corpo antes de atividades físicas pode ter um efeito contrário ao desejado, deixando o corpo mais lento e fraco.
Pesquisadores descobriram que fazer alongamento antes de atividades físicas deixa os músculos mais fracos e trêmulos durante o exercício, o que torna a prática desnecessária e contraproducente. Além disso, músculos instáveis podem aumentar o risco de lesão.
Para chegar a esta conclusão, cientistas da Universidade de Zagreb, na Croácia, reuniram 104 estudos anteriores cujos experimentos pediam aos voluntários para pular, mergulhar, correr e levantar pesos após uma sessão de alongamento para testar a potência muscular. Em seguida, eles combinaram os resultados em uma equação que apontava que o alongamento diminui o desempenho muscular.
Os resultados mostram a importância de não fazer alongamento antes de praticar exercícios. “Podemos dizer com certeza que o alongamento não é recomendado como forma de aquecimento”, diz  Goran Markovic, professor de cinesiologia na Universidade de Zagreb  e um dos autores do estudo.  Markovic ressalta que a prática, na verdade, atrapalha a atividade física.
Segundo Markovic, a melhor opção é realizar um aquecimento dinâmico, movendo os músculos que serão utilizados no exercício. Segundo o pesquisador, polichinelos, chutes e socos no ar são as melhores opções para preparar o corpo para o exercício físico. Além do lado científicamente comprovado, este método também é bem mais divertido que o alongamento tradicional.

Nenhum comentário: