terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nanotecnologia na Tabela Periódica


A tecnologia chegou ao ponto em que o Homem poderá introduzir novos elementos na Tabela Periódica. A nanotecnologia permite-nos atualmente manipular a matéria ao nível do átomo e isso permite criar novos materiais que poderão ser sérios candidatos à Tabela Periódica.
Por definição, a Tabela Periódica consiste na ordenação dos elementos existentes na Natureza numa tabela bi-dimensional, consoante a propriedades físicas e químicas dos elementos. Todos os elementos semelhantes são colocados na mesma coluna. A Tabela Periódica foi proposta por Dmitri Mendeleiev em 1869 e naquela altura só eram conhecidos 60 elementos. Hoje já conta com 118 e este número tende a subir ainda mais.

Chad Mirkin, director da Universidade de Northwestern que abriga o Instituto Internacional de Nanotecnologia, informou recentemente que a manipulação dos átomos e das bandas de DNA irá permitir a criação de novos materiais que irão fazer parte do nosso dia a dia sem darmos conta disso. Mirkin dá conta de mais de 200 estruturas criadas tendo como base 17 conjuntos de arranjos de partículas diferentes.
“Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”
Esta é uma frase que pertence ao mundo Marvel, pronunciada pelo tio do Homem-Aranha, e que faz todo o sentido. A nanotecnologia trouxe-nos a capacidade de manipular o átomo e os cientistas podem começar a ter a sua própria Tabela Periódica que é uma extensão da tabela existente. Um controle tão minucioso é um poder imenso que pode ser utilizado quer para o bem (esperamos nós) quer para o mal.

Em termos da engenharia de materiais, no limite será possível calcular e controlar tudo desde o maior prédio do mundo até a menor partícula que compõe esse prédio. Por um lado é magnífico, por outro lado é assustador!  A nanotecnologia ainda está vivendo momentos de descobertas e ainda serão construídas as ferramentas que nos permitem controlar melhor este poder. No futuro a nanotecnologia irá desempenhar um papel ainda mais importante na Medicina, na Biologia e claro em praticamente todas as Engenharias.

       Fonte - revoluçãodigital

Nenhum comentário: