sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Extinção
tecnológica


O “escritório sem papel” ganhou uma posição de honra na lista de promessas tecnológicas que não se concretizaram. Todavia, a meta mais modesta de um escritório sem papel carbono certamente está ao alcance da humanidade? O papel carbono permite que duas cópias de um documento sejam feitas de uma vez só. Hoje em dia um par de teclas pode fazer a mesma coisa com muito menos esforço.
No entanto o papel carbono resiste. Formulários ainda precisam ser preenchidos de modo a produzir cópias. E há outros nichos: tatuadores e praticantes da corrida de pombos, ainda o consideram fundamental.
Isso não deveria ser uma surpresa. A inovação tende a criar novos nichos, em vez de substituir aqueles já existentes. De modo que é possível que as tecnologias se tornem marginais, mas raramente são extintas. E hoje em dia os pequenos nichos nos quais as tecnologias antigas podem se refugiar está cada vez mais viáveis e acessíveis, graças à internet e ao fato de que a produção não precisa mais ser feita em massa, já que fabricar um número pequeno de um item obscuro está ficando cada vez mais fácil. Como resultado, tecnologias tão antigas quanto a idade da pedra persistem e até mesmo se desenvolvem no mundo moderno.

Nenhum comentário: