quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Recife: vagão no metrô exclusivo para mulheres



A primeira viagem do vagão exclusivo para mulheres no metrô do Recife, realizada na tarde da última segunda-feira (16), foi bem avaliada pelas passageiras, mas também há uma preocupação entre elas de que a medida facilite a ação de assaltantes. Adotado devido a pedidos recebidos pela ouvidoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o 'vagão rosa' está em fase de testes e fica disponível nos horários de pico: das 6h às 8h30 e das 16:30hs às 19:30hs.
"Essa foi uma opção ótima, porque vou me sentir mais segura. Nos outros vagões, o empurra-empurra é grande. Essa opção tem que durar aqui no metrô", comenta a operadora de caixa Eunice Temóteo, que utiliza o meio de transporte junto com a filha, Alice, sempre que precisa ir ao Centro do Recife.
De acordo com o superintendente do metrô do Recife, Leonardo Villar Beltrão, o 'vagão rosa' também foi uma ideia sugerida pelo Ministro das Cidades Bruno Araújo, que visitou a sede da CBTU em outubro do ano passado. "Essa sugestão veio através do Ministério das Cidades, já que outras cidades já adotaram e a medida deu certo. Decidimos adotar no Recife para avaliar a repercussão dos passageiros é positiva também", explica.
Durante as paradas nas estações, o vagão, com capacidade para até 200 mulheres, contou com cinco seguranças para impedir a entrada de homens, sendo quatro em cada uma das entradas e um na divisória do vagão misto. "No futuro, nossa ideia é poder culturalizar o vagão feminino para que não haja a necessidade de barrar a entrada de homens", destaca o superintendente.
Segundo ele, os testes devem durar 15 dias, mas, diante da receptividade das passageiras, há chance de o sistema ser mantido. "A experiência foi muito bem-sucedida na viagem e a gente espera implementar no restante da frota", explica.

Fonte-g1

Nenhum comentário: