A
arrumação de uma casa começa deixando cada coisa em seu devido lugar. É mais ou
menos isso que propõe o futuro Plano de Mobilidade do Recife com as diretrizes
para uma logística urbana e de circulação viária que ajudará a destravar a
cidade. Tirar veículos de grande porte das operações de carga e descarga nas
áreas centrais da cidade, principalmente nos bairros históricos, é uma delas. O
futuro plano deve propor a médio prazo a retirada da operação do Porto do
Recife da área urbana. A circulação de veículos de carga, inclusive contêiners
passando pelo bairro histórico é uma cena que não cabe mais na cidade para as
pessoas.
Outro
fator que vai pesar na recomendação do futuro plano da retirada da operação do
Porto é o que já está previsto para a Avenida Norte. Um dos projetos da
Prefeitura do Recife é de um corredor de VLT na via. A avenida é hoje
estratégica para as operações do Porto por causa da ligação com a BR-101. “A
própria cidade irá limitar a capacidade de operação do Porto”, explicou o
secretário executivo de Planejamento e Mobilidade do Instituto da Cidade
Pelópidas Silveira (ICPS), Sideney Schreiner.
Na
arrumação da casa, o plano irá avançar em relação ao que existe hoje de carga e
descarga. Atualmente há limitação de horário em algumas vias das áreas
centrais. O plano vai propor um planejamento dessa logística, que será baseado
em uma pesquisa de Origem e Destino de cargas na cidade. Outro ponto é a
definição de horários e o tipo de veículo. Empreendimentos de grande porte
costumam receber mais de um fornecedor ao mesmo tempo. Na Rua Cosmópolis, por
trás do Supermercado Trevo, em Boa Viagem, de dois a três caminhões fazem
diariamente as operações de carga e descarga na via. “Pelo plano, os
empreendimentos terão que disponibilizar baias para as operações e determinar
os horários dos fornecedores para não coincidir vários caminhões ao mesmo
tempo”, explicou Sideney Schreiner.
O
futuro plano de mobilidade pretende definir os corredores que poderão ser
usados para o abastecimento da cidade. “Não é possível fechar todos os acessos,
aliás essa é uma tática de guerra para enfraquecer o inimigo. Nós queremos
ajudar a fortalecer a economia”, ressaltou o secretário executivo do ICPS.
Entre os corredores previstos estão as avenidas Mascarenhas de Morais, Recife e
o entorno da BR-101. Já as avenidas Norte e Sul, que hoje funcionam como
corredores de carga deverão ser proibidas para este tipo de operação. “A ideia
é criar centros de distribuição, a exemplo da Ceasa, em vários pontos da cidade
para permitir essa logística. E dependendo da via, essa operação tem que ser
feita em carros menores e até mesmo de bicicleta”, disse.
Fonte-dp
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