O
Estudo Epidemiológico sobre a Saúde Mental Escolar do brasileiro indicou que
13% dos alunos de escolas públicas pesquisadas, com idades entre 6 a 16 anos,
sofrem de transtornos psiquiátricos. Ao todo, foram contatados 1,7 mil alunos
de quatro regiões brasileiras, e os dados mostram que apenas 19,3% desses
estudantes com transtornos psiquiátricos receberam alguma forma de tratamento
no último ano.
Ainda
segundo o estudo, os transtornos disruptivos – Transtorno Desafiador e de
Oposição, Transtorno de Conduta, e Transtorno de Hiperatividade e Déficit de
Atenção (TDAH) – foram diagnosticados em 5,8% dos pesquisados, sendo 4,5% só de
TDAH. A prevalência de alguma deficiência física foi registrada em 37,3%, em
que delas 13,4% são deficiência visual, e 5,4% deficiência auditiva.
Inicialmente,
o projeto foi apresentado às Secretarias de Educação e Saúde dos Municípios
escolhidos por sorteia e as escolas participantes. Psicólogos foram treinados
para entrevistar as famílias, e a coleta de dados foi finalizada em dezembro de
2012. Os pesquisadores atuaram nos Municípios de Caeté (MG); Goiânia (GO);
Itaitinga (CE); e Rio Preto da Eva, (AM). Em cada um deles, 450 estudantes
foram entrevistados.
De
acordo com os resultados, há necessidade de uma reformulação de políticas
públicas no setor com ênfase para a prevenção e a identificação precoce dos
transtornos. Também ações voltadas para o combate ao estigma, que garantam a
esses estudantes a possam atingir um desenvolvimento físico e emocional
compatível com suas potencialidades.
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