sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pernambuco: energia renovável gerada a partir de esgoto

Dar destino para o lixo e o esgoto é um desafio para a administração de qualquer cidade grande. A Região Metropolitana do Recife, segundo o IBGE, produz 3.221 toneladas de lixo por dia e nem sempre o descarte é feito pelo caminho sustentável. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) irá oferecer uma solução para transformar todo o lixo em energia limpa. A iniciativa tem como finalidade criar a tecnologia necessária para transformar resíduos sólidos e efluentes líquidos em biogás, que será utilizado na matriz energética brasileira.
Em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será construído um sistema de geração de energia renovável com potência estimada em 200 kW, em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). No total será investido mais de R$ 4,6 milhões na aquisição dos equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento após implantação.
Inicialmente, a energia gerada pelo biogás será utilizada na própria unidade de tratamento ou, caso haja excedente, injetada na rede da Celpe. O percentual não consumido pelo cliente e destinado à rede da concessionária será revertido em crédito para o consumidor, como prevê a Resolução Normativa nº 482/2012, que trata sobre geração distribuída.
Fonte-jc

Nenhum comentário: