sábado, 1 de junho de 2013

Formulário do Enem revolta domésticas


Quase dois meses após terem os direitos trabalhistas ampliados com a entrada em vigor da chamada "PEC das Domésticas", um questionário aplicado a candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) causou desconforto entre alunos, empregadas da categoria e o Ministério da Educação (MEC).
No ato da inscrição, o estudante que quiser fazer o Enem deve responder a perguntas que versam sobre dados socieconômicos, como a renda mensal familiar e a escolaridade. No entanto, o formulário tem um item interpretado por alguns alunos como preconceituoso.
Na questão número 7, o candidato deve assinalar, dentre os itens na lista, quais ele possui dentro de casa. A polêmica acontece porque, além de objetos como TV, geladeira, aspirador de pó, automóvel e computador, surge a opção "empregada mensalista".
- Isso é um ato discriminatório porque nos reduziu a objetos. Não foi perguntado se na casa do aluno havia pais, filhos ou parentes. Só objetos e as empregadas domésticas. E o mais grave é que quem elaborou esse questionário são pessoas ligadas à educação, são formadores de opinião. Será que eles ensinam para as crianças que empregadas são utensílios domésticos? - questionou a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira.
Em nota, o MEC reconheceu a infelicidade da pergunta. O órgão afirmou que "o ministro Aloizio Mercadante considera que a forma da pergunta que se refere a trabalhadores domésticos é inadequada, e vai encaminhar a necessidade de sua adequação, preservando os critérios técnicos, mas garantindo integralmente o respeito àqueles trabalhadores".
O questionário socieconômico é aplicado aos candidatos do Enem desde 1998. A partir de 2009, ele passou a ser preenchido pela internet, no ato da inscrição na prova. O formulário serve para que o MEC possa avaliar o perfil do estudante que presta o Enem e, com base nos dados coletados, elaborar políticas educacionais, como cotas para universidades. O candidato deve informar, por exemplo, qual a renda familiar mensal, a escolaridade de seus pais e se trabalhou antes de prestar a prova.


Nenhum comentário: