sexta-feira, 5 de abril de 2013

2016: fim do sinal da TV analógica


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou na manhã desta quinta-feira (4) que o sinal da TV analógica no Brasil será desligado no dia 30 de junho de 2016. Segundo o ministro, para que isso ocorra, é necessário garantir que todos tenham televisões digitais.
“Em 30 de junho de 2016 será desligado o sinal da TV analógica no Brasil. Temos que garantir que todos tenham o aparelho digital”, afirmou Bernardo no programa “Bom dia, ministro” transmitido pela TV estatal NBR.
Com relação à digitalização do rádio, Bernardo afirmou que o ministério deve enviar, ainda neste semestre, projeto para transformar rádios AM em FM.
“Nós estamos trabalhando com as rádios no sentido de transformar as rádios AM em rádios FM. Temos expectativa de mandar esse projeto ao Congresso ainda esse semestre porque tem que ser lei”, afirmou.
“Uma coisa que nós precisamos, em todas as grandes cidades, é a agilidade nos processos. Às vezes, a gente pede para instalar uma antena e isso leva dois anos”, completou.
4G
O ministro voltou a dizer que não haverá revisão de prazos e as seis sedes da Copa das Confederações, que será realizada em junho deste ano, terão tecnologia 4G disponível até o dia 30 de abril. As cidades que vão sediar a Copa são: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
“Nós não temos dúvida de que o prazo vai ser cumprido, talvez não com a cobertura total”, disse.
Segundo o ministro, o governo vai dar condições para que as empresas de telefonia prestem o serviço. De acordo com o governo, o grande desafio para a implantação da tecnologia é a instalação de antenas.
“Os usuários querem o serviço, mas não querem as antenas”, disse.
“Algumas antenas nos estados têm que ser menores como caixas de sapato, em Brasília já têm. Isso é solução porque de fato a pessoa não quer abrir a janela e ver uma tonelada de fios pendurados na sua janela”, afirmou.
Bernardo também garantiu que até o final de 2015, o governo vai implantar telefonia e internet na área rural. “Estamos desenvolvendo tecnologia que permite o uso do 4G no campo”, disse.

Nenhum comentário: