Quando entrar em operação, nesta quarta-feira (17), o
navio Rômulo Almeida terá "atrás do leme" a primeira brasileira a
atingir o posto de capitã de longo curso – ou seja, habilitada a comandar
qualquer tipo de navio.
“É uma realização profissional e,
como comandante, um desafio", diz a capitã Hildelene Lobato Bahia. “Saí de
um Fusca para uma Ferrari”, brinca ela. A "Ferrari" em questão é o
Rômulo Almeida, e o Fusca, o "Carangola", navio que lhe deu o
primeiro comando em 2009 e do qual guarda saudades e carinho.
Com 183 metros de
comprimento, o Rômulo Almeida é a quarta embarcação do Programa de Modernização
e Expansão da Frota (Promef). O "Gigante de Aço" foi construído no
Estaleiro Mauá, em Niterói, na Região Metropolitana do Estado do Rio, com capacidade para 56 milhões de litros
de combustíveis, e será usado para o transporte de derivados claros de
petróleo, como gasolina e diesel, informa a Transpetro. É também o primeiro do
Brasil a ter duas mulheres no comando: além de Hildelene, terá Vanessa Cunha
como imediata.
O comando do Rômulo Almeida
foi o grande presente que Hildene recebeu de aniversário, comemorado na
segunda-feira (14), quando completou 39 anos. "É um navio moderno, com
tecnologia de primeira. (...) Foi um presentão de aniversário. É importante
para um profissional partir do zero, conhecer o
navio, formar a tripulação. Mas dá saudades do Carangola, meu primeiro comando.
Fica um sentimento de mãe, ou de órfã”, diz ela.
Hildelene é pioneira: foi a
primeira mulher no Brasil a chegar ao cargo de imediato e se tornou também a
primeira comandante da Marinha Mercante Brasileira. Nascida em Icoaraci,
distrito de Belém, no Pará, ela se formou em ciências
contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e prestou concurso, quase
que por acaso, para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Fez a
prova apenas para acompanhar o irmão, e para a sua surpresa foi aprovada e
passou a integrar o primeiro quadro feminino do Centro de Instrução Almirante
Braz de Aguiar, em Belém. Já o irmão não passou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário