quinta-feira, 5 de abril de 2012

Muito “Cultura”: concurso público testa conhecimento sobre Michel Teló

Algumas questões de um concurso para gari em Cambé, no interior do Paraná, vêm causando polêmica. Na prova, os candidatos foram questionados sobre programas de TV e cantores populares, como Michel Teló.
A prova, que foi elaborada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, incluiu perguntas como o nome da música de Michel Teló que inspirou o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo a dançar na comemoração de um gol, o bordão de um personagem do programa “Zorra Total”, da TV Globo, e a atriz que interpretou um personagem na novela “Fina Estampa” da mesma emissora.
Afronta aos candidatos
De um total de 40 questões, dez eram relacionadas a conhecimentos sobre TV e música popular. O presidente do sindicato dos servidores municipais de Cambé diz que o concurso público, que exigia ensino básico completo, subestimou a inteligência dos candidatos.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a cientista política Rosana Nazzari ressaltou que “existe uma cultura histórica no Brasil de achar que as pessoas mais pobres não têm capacidade intelectual”.
A universidade responsável pela prova afirmou, por meio de uma nota, que as questões sobre “temas de determinada emissora televisiva foram extraídas com base em reportagens publicadas junto à revista Veja”, ressaltando que as outras questões se tratavam de “notícias de atualidade”.

Nenhum comentário: