Engenheiros eletricista do Instituto de Nanotecnologia da Universidade de Sungkyunkwan, Coreia do Sul, desenvolveram uma técnica que permite carregar a bateria do telemóvel usando a voz humana.
A tecnologia transforma o som em eletricidade, seja com o utilizador a conversar ao telefone, ou com o dispositivo em contacto com músicas e ruído de fundo. «O som que está sempre presente no nosso quotidiano tem sido usado como inspiração. Ele motivou-nos a realizar a geração de energia, transformando energia sonora de música, fala ou ruído em energia elétrica, explicou o desenvolvedor Sang-Woo Kim ao The Telegraph.
A tecnologia usa nanofios de ZnO (óxido de zinco) dispostos entre dois eléctrodos. Um captador de som é adicionado ao sistema, permitindo que, com as vibrações sonoras, os fios de óxido de zinco se comprimam e voltem ao normal, gerando eletricidade.
Um protótipo da tecnologia foi capaz de converter um som de cerca de 100 decibéis – o equivalente ao ruído dos carros – em 50 milivolts de energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário