quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Enem: Perguntas e repostas sobre o exame


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 está chegando. Em 6 e 7 de novembro, mais de 4,6 milhões de pessoas farão a prova que, entre outras atribuições, será uma porta de entrada para 51 instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.

Com a proximidade da prova, é natural que os candidatos tenham questões. Os estudantes querem saber, por exemplo, "Onde será aplicado o exame?", "Para que servem os resultados do Enem?" ou "É possível alterar língua estrangeira escolhida?". Leia abaixo a resposta dessas e outras perguntas bastante comuns entre os candidatos.


COMO UTILIZO O RESULTADO DO ENEM?

Para que serve o Enem?

O Enem avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A partir de 2009, a nota da prova passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Enem, também em 2009, tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Os resultados do Enem também possibilitam:

- a constituição de parâmetros para auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho;

- a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio;

- o estabelecimento de critérios de participação e acesso do examinando a programas governamentais;

- o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

O que devo fazer para obter a certificação no ensino médio pelo Enem?

Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados a certificação de conclusão de ensino médio, a critério das Secretarias de Educação e aos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Compete a esses órgãos definir os procedimentos para certificação no nível de conclusão com base nos resultados do Enem 2010.

Mas, para obter a certificação os candidatos devem:

- ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010;

- ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas áreas do Enem;

- ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.

O candidato, que pretenda obter a certificação em nível de conclusão do ensino médio deverá, ainda, no ato da inscrição indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto/Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em que irá pleitear a certificação.

Como a nota do Enem será usada para seleção de ingresso em Instituições de Ensino Superior?

Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para seleção total, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou parcial de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, estaduais, federais ou privadas.

O Inep encaminhará os dados e os resultados dos candidatos do Enem 2010 à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) para utilização pelo Sisu, de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em edital próprio – a ser divulgado – da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e das Instituições de Ensino Superior que aderirem ao Sisu.

As Instituições de Ensino Superior que não aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pretenderem utilizar os resultados individuais dos candidatos inscritos em seus respectivos processos seletivos deverão oferecer vagas de acordo com os critérios estabelecidos pela própria instituição, que deverá ser encaminhado ao Inep até 15 de dezembro de 2010. O Inep fornecerá às instituições demandantes sistema específico de acesso aos resultados individuais do Enem 2010.

O Enem continua sendo utilizado para a seleção no ProUni?

Sim, a nota obtida no exame continua sendo utilizada para fornecer bolsas de estudos parciais ou integrais, em instituições privadas de ensino, a candidatos que atendam as exigências socioeconômica do programa.





Nenhum comentário: