segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dados dos usuários do Facebook vazam na internet



Uma notícia do Wall Street Journal preocupou quem navega pela grande rede. Segundo o jornal norte-americano, alguns aplicativos da rede social Facebook podem estar enviando dados de usuários para empresas terceirizadas. Os dados, referentes a identidade dos usuários, fazem parte do Facebook ID. 

Ainda de acordo com o jornal, dez dos programas mais populares do site estão distribuindo dados pessoais dos usuários, entre eles games da empresa Zynga como FrontirVille, Texas HoldEm Poker e Farmville, que sozinho reúne 80 milhões de jogadores. 

O Facebook publicou uma nota oficial em seu blog, afirmando que os aplicativos vazaram os dados por conta de detalhes técnicos. 

— Nossa política de proteção de dados é muito clara, garantindo que ninguém terá acesso aos dados privados de nossos usuários sem consentimento. Recentemente, percebemos que muitos aplicativos construídos para a plataforma Facebook estavam repassando para terceiros dados de usuários, violando nossa política. Na maioria dos casos, os desenvolvedores não tinham a intenção de passar essa informação, mas o fizeram por conta de detalhes técnicos no modo de como os navegadores da web trabalham. 

Nesta sábado, dia 16, o Facebook já havia bloqueado o LOLapps, um dos maiores provedores de jogos sociais na plataforma por violar termos de conduta da rede social. De acordo com o Wall Street Journal, alguns jogos estavam transmitindo dados de usuários para terceiros. 

Segundo o Facebook, o usuário que tiver selecionado compartilhar informações com Everyone, ou seja, com qualquer pessoa, é possível que dados como nome completo, número de telefone, e-mail e quem são os amigos, possam ter sido enviados para mais de 25 empresas. A empresa afirmou ainda, que trabalha para resolver o problema.

Nenhum comentário: