Uma nave japonesa enviada a um asteroide para recolher amostras completou mais um passo importante em sua jornada de volta à Terra, informou o site da "BBC News".
A sonda Hayabusa acionou seus motores para colocá-la no curso correto em direção à Terra. A agência espacial japonesa (Jaxa) disse que a manobra de correção de trajetória, ocorrida durante o fim de semana, foi realizada com sucesso.
É a terceira manobra desse tipo. A segunda foi realizada na semana passada.
A sonda visitou o asteroide Itokawa em 2005, aproximando-se do astro para capturar amostras de solo.
A missão, contudo, foi afetada por vários problemas técnicos nos motores da nave e na comunicação com a Terra. Ainda não se sabe, por exemplo, se a sonda conseguiu de fato capturar material do asteroide. Será preciso abrir a cápsula da sonda para ter certeza.
A nave encontra-se a cerca de 3,6 milhões de quilômetros da Terra. Quando estiver a uma distância de 40 mil quilômetros da Terra, a cápsula contida na nave será liberada.
A cápsula possui blindagem para protegê-la das altas temperaturas da reentrada na atmosfera terrestre. Após a reentrada, paraquedas serão acionados.
A cápsula deverá pousar no dia 13 de junho no deserto australiano.
O estudo da constituição química de asteroides é importante porque eles podem conter matéria de bilhões de anos reminiscente da formação do sistema solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário