segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Maior feira de eletroeletrônicos da Europa mostra como será sua casa no futuro

O futuro foi dividido em alguns pedaços e mostrado a quem quisesse na edição de 2009 da IFA --Internationale Funkausstellung Berlin--, maior feira de eletroeletrônicos da Europa, que ocorreu em Berlim até terça-feira (8). Novos televisores mais verdes, confortáveis, conectados e -o que mais chamou atenção- com funções semelhantes às do cinema em três dimensões.

O sucesso de títulos como "A Era do Gelo" no cinema em 3D ditou a tendência, e Sony e Panasonic anunciaram a produção de televisões com imagens em três dimensões para o próximo ano. Mas saiba que você vai precisar de incômodos óculos para ver o conteúdo.

Enquanto isso, Philips, LG e Samsung parecem menos seguras em relação às perspectivas desse mercado; na IFA, elas fizeram apenas demonstrações de produtos 3D.

O futuro também será mais verde, na visão das empresas. Não houve uma grande marca que não tivesse um cantinho voltado ao consumo menor de energia e água. Nesse quesito, o destaque ficou com os eletrodomésticos, que apresentaram impressionantes quedas no consumo de energia.

Uma curiosidade encontrada nos corredores da feira foi uma pilha que pode ser recarregada com água. Um dos desenvolvedores do produto disse que o aparelho pode ser usado em situações extremas, como terremotos, quando não se tem acesso à rede elétrica.

Além de sustentáveis, ainda foi possível encontrar produtos que estarão mais conectados nos próximos anos. Ao lado de grandes logotipos do YouTube, fabricantes anunciaram serviços de acesso a conteúdo de internet diretamente da TV --a maioria por conexão sem fio.

A IFA também mostrou o depois de amanhã, com projetos em fase de testes. Foi exibido um sistema que lê gestos para comandar um aparelho, uma câmera que se move junto com a pessoa que estiver falando e um sistema de administração de casas que usa programas armazenados em servidores externos.

Leia mais na folhaonline


Nenhum comentário: