domingo, 26 de abril de 2009

9 milhões ainda não enviaram declarações de Imposto de Renda. Prazo expira na quinta-feira

Até sexta, pouco mais de 15 milhões de contribuintes tinham declarado o Imposto de RendaMais cinco dias. Esse é o prazo que resta aos contribuintes para entregar as declarações do IR deste ano. O prazo final é quinta-feira, dia 30, mas neste ano haverá quatro horas a mais para enviar pela internet, uma vez que a Receita Federal ampliou a entrega até a meia-noite, pelo horário de Brasília (no ano passado, só até as 20h).

Como em anos anteriores, um grande número de contribuintes deixou a entrega para os últimos dias. Neste ano, cerca de 9 milhões estão nessa situação (no ano passado, 7,5 milhões deixaram para entregar nos últimos quatro dias).
Até sexta-feira, pouco mais de 15 milhões de contribuintes já tinham enviado suas declarações à Receita. Ontem, ao menos mais 1 milhão foi enviado. Dessa forma, ainda restariam 9 milhões, uma vez que a Receita estima receber 25 milhões de declarações neste ano – foram 24,207 milhões em 2008.

Os retardatários devem aproveitar amanhã – último domingo antes do prazo final – para acertar as contas com o fisco. Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, o prazo não será prorrogado – a última vez foi em 1995.

Adir diz que os computadores da Receita têm capacidade para receber mais de 3,5 milhões de declarações por dia. Apesar disso, ele alerta para que os contribuintes não deixem a entrega para a última hora, pois não está descartado um possível congestionamento na internet (especialmente no final da tarde e no início da noite de quinta-feira) se o número de retardatários for muito grande.

Outro detalhe: o último dia de entrega é véspera do feriado pelo Dia do Trabalho. Assim, quem pretende viajar para aproveitar o fim de semana prolongado não deve deixar a entrega para o último dia.

Fonte - clicabrasilia

Nenhum comentário: