segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Um novo fator que pode piorar o aquecimento global

    Um novo estudo mostra que o fator climático que mais impacta no armazenamento de carbono terrestre, ou seja, a capacidade de plantas de absorver o carbono, evitando assim que ele vá para a atmosfera, é a temperatura tropical noturna, que está subindo mais rapidamente do que as temperaturas médias diurnas.
Quando a temperatura noturna sobe, os pesquisadores dizem que isto interfere na capacidade das florestas de armazenar carbono, o que pode fazer com que as florestas se tornem emissores de gases responsáveis pelo efeito estufa, piorando as mudanças climáticas.
A ideia é nova na comunidade científica. Ela surgiu de estudos na Costa Rica que revelaram que as temperaturas noturnas influenciavam na quantidade de carbono que era absorvido pelo ecossistema na região.
“A ideia é que nas noites quentes, as plantas, e outras partes do ecossistema- estão consumindo mais seus açúcares e perdendo mais carbono para a atmosfera do que nas noites mais frias”, disse um dos autores do estudo, William Anderegg.
Os autores sugerem que no pior dos cenários, as florestas podem se transformar em uma fonte de carbono, em vez de um sumidouro de carbono. Logo, com mais carbono liberado na atmosfera, piores seriam as consequências do aquecimento global.

Nenhum comentário: