domingo, 16 de novembro de 2014

Dormir sete ou mais horas ajuda a evitar doenças do coração



Uma boa noite de sono, além de relaxar, ajuda a evitar doenças do coração. Um estudo feito na Holanda por cientistas da Universidade de Wageningen e do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente comprovou que dormir sete horas ou mais ajuda a evitar mortes causadas por doenças cardiovasculares.
A pesquisa analisou mais de 14 mil pacientes, entre homens e mulheres, ao longo de uma década. Na data da conclusão do estudo, 600 pessoas tinham sofrido com alguma doença cardiovascular e 129 morreram de problemas cardiovasculares e de infarto.
Manter hábitos saudáveis como não fumar, beber moderadamente e se exercitar regularmente pode diminuir em 57% as chances da pessoa desenvolver uma doença do coração e em até 67% as chances de morrer por causa destas doenças. Se além destes fatores o paciente dormir sete ou mais horas diariamente, estes números sobem: 65% menos chances de ter uma doença cardiovascular e 83% menos chances de morrer desses males.
Os especialistas acreditam que dormir bem deve ser um hábito incorporado pelas pessoas em sua rotina e encarado como uma maneira de se cuidar, da mesma forma como se encara a prática de exercícios regulares e uma alimentação saudável. Para eles o impacto de uma noite bem dormida na saúde das pessoas é substancial.
Este foi o primeiro estudo a analisar os impactos de uma boa noite de sono na saúde e sua relação com doenças cardiovasculares. Anteriormente, outras pesquisas já tinham avaliado a relação entre poucas horas de sono e doenças do coração.

Nenhum comentário: