segunda-feira, 3 de março de 2014

?Animais podem prever terremotos?

A especulação sobre se animais pode prever terremotos não é nova: tal ideia ocorreu aos romanos. Por mais de 200 anos pessoas têm relatado comportamentos atípicos de animais apenas alguns minutos ou horas antes de potentes eventos sísmicos. Mas agora um novo programa espacial pode estar prestes a apresentar os fatos para explicar tais relatos.
Em dezembro de 2013 a Agência Aeroespacial Alemã anunciou seus planos para investir aproximadamente US$ 26 milhões no projeto ICARUS (Sigla em inglês para cooperação internacional para a pesquisa animal com uso do espaço) – uma iniciativa conjunta com a Agência Espacial russa – que pretende revelar um lado até então oculto da vida na Terra: as rotas migratórias de animais alados.
Quando o ICARUS for iniciado, no fim de 2014, cerca de 1000 pássaros serão equipados com dispositivos de detecção ultraleves. Esses registrarão a localização das criaturas em tempo real por meio do uso de comunicação de radiofrequência ligada a instrumentos a bordo da Estação Espacial Internacional.
Mas, além de monitorar as migrações, o ICARUS também será usado para pesquisar movimentos não convencionais de animais. Martin Wikelsi, professor de ornitologia envolvido com o projeto, explica que o ICARUS testará pela primeira vez se animais alados podem ser usados como “sensores inteligentes” de terremotos iminentes.
Pássaros e morcegos podem servir a esse propósito graças à sua habilidade de detectar campos magnéticos. Essa capacidade provavelmente ajuda as criaturas a voarem – mas também talvez possa permiti-lhes sentir terremotos antecipadamente.

Nenhum comentário: