domingo, 9 de fevereiro de 2014

Nasa: produção de água e oxigênio na Lua e em Marte



A Nasa pretende ter, em 2018, um veículo motorizado na superfície lunar que será capaz de extrair hidrogênio, água e oxigênio do solo.
A missão RESOLVE pretende pegar punhados de terra lunar e aquecê-los até uma temperatura onde hidrogênio, oxigênio e vapor de água podem escapar. Os dois componentes podem então ser combinados para formar água. A sonda, batizada de Curiosity, deverá ser lançada primeiramente para a extração dos elementos, e dois anos depois, em 2020, ter um sucessor.
Este segundo experimento provavelmente vai sugar o dióxido de carbono da atmosfera marciana, filtrar o pó, e, em seguida, processar o CO2 em oxigênio. O veículo de 2020 também vai procurar por sinais reais da vida no planeta com um microscópio a bordo que pode escolher os fósseis e outros indicadores reveladores (bioassinaturas) que a vida microbiana possa ter deixado em Marte.
Ambas as missões são os primeiros experimentos na chamada ciência da “terraformação” — nome dado ao processo de transformar a atmosfera e temperatura de um corpo celeste sólido até deixá-lo em condições adequadas para suportar um ecossistema com seres vivos.
Se os experimentos forem bem-sucedidos, futuras missões podem envolver um processo de industrialização, o que, eventualmente, nos permitirá beber água marciana e respirar ar lunar.



Nenhum comentário: