sábado, 1 de outubro de 2011

Nanotecnologia na medicina

A nanotecnologia molecular será de grande importância para o campo da medicina em geral. A aplicação da nanotecnologia molecular, nanobiologia, nanobiotecnologia são algumas das áreas da nanotecnologia mais usadas na medicina. Além das áreas citadas anteriormente, ananotecnologia médica também se mostra influente na fabricação de nanofármacos, que são os medicamentos à base de nanopartículas, podendo se localizar em alvos específicos, entrando em túbulos tumorais de diâmetro da ordem de 50 nanômetros.

A  aplicação da nanotecnologia na medicina pode, além disso, ter seu papel na parte dos testes diagnósticos rápidos, como aqueles que determinam a suscetibilidade individual a diferentes distúrbios ou revelam quais são os genes mutados em um paciente com câncer, por exemplo. Os cientistas também estudam o seu uso como agentes de contraste melhorados para obtenção de imagens de forma não invasiva e como veículos distribuidores de fármacos.
Imagine um exército de robôs em escala nanométrica entrando em seu corpo para destruir apenas células cancerígenas, combater bactérias e vírus, inserir medicamentos em células específicas e até mesmo para desobstrução de artérias e realização de cirurgias com o mínimo de invasão possível. A nanotecnologia aplicada à medicina, área conhecida comonanomedicina, que desenvolve dispositivos e partículas que medem poucos nanômetros é a grande aposta da ciência para os diagnósticos e tratamentos de diversas doenças dentro de 5 a 20 anos.

Nenhum comentário: