sábado, 6 de agosto de 2011

Diagnóstico de AIDS em 15 minutos

Pesquisadores da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, apresentaram nesta semana um aparelho capaz de diagnosticar se uma pessoa tem sífilis ou AIDS em apenas 15 minutos – e ainda por cima o teste custa apenas US$ 1. Basta pingar uma gota de sangue no mChip, que tem o tamanho de um cartão de crédito, e um sensor ótico analisa com base no sistema microfluídico.
O mChip tem um percentual de detecção da AIDS e sífilis em 100% dos casos, mas tem uma margem de erro de 4% a 6% que pode resultar em falsos positivos. Esses números são similares aos testes de laboratório.

O objetivo dos pesquisadores de Columbia é acelerar o processo de diagnóstico na África, para que as pessoas comecem a se tratar antes que as doenças se tornem mais agressivas. Em alguns países africanos, há apenas um laboratório para realizar os testes, o que faz a espera por resultados durar de semanas a meses.

Um mChip para diagnosticar câncer de próstata já foi aprovado para ser usado na Europa. Outro objetivo é diagnosticar mulheres grávidas em Ruanda. “Quando você está em algumas vilas de Ruanda, você pode ter os remédios para várias doenças sexualmente transmissíveis, mas você não sabe em quem fazer o tratamento, e por isso fazer o diagnóstico acaba sendo o maior desafio”, disse em um anúncio o pesquisador de Columbia, Samuel K. Sia, um dos homens por trás do mChip.

Nenhum comentário: