quinta-feira, 28 de julho de 2016

Recife: Vacina contra dengue só em agosto


        Os números mais recentes das arboviroses em Pernambuco, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), aumentou a expectativa da população para a chegada da vacina contra a dengue. Nos últimos 12 meses, 52 mortes foram confirmadas, 21 causadas por dengue e 31 por chikungunya.
A vacina começou a ser distribuída gratuitamente em alguns Estados, mas no Recife, só estará disponível em clínicas particulares a partir do mês de agosto. Em uma unidade de saúde no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, a procura pela vacina contra a dengue já começou. De acordo com funcionários, se a demanda for igual à vacina contra a gripe, é possível que dez mil sejam aplicadas no primeiro mês.
Ainda não se sabe em que casos há restrições para tomar a vacina, mas a indicação é apenas para pessoas com idade entre 9 e 45 anos. Segundo o infectologista Demétrius Montenegro, a vacina garante imunidade para os quatro tipos de dengue, com eficácia de 60 a 70%. A proteção se torna maior nos pacientes que já tiveram a doença.

Nenhum comentário: