Pesquisa
Indicador de Letramento Científico (ILC), divulgada na última sexta-feira pelo
Instituto Abramundo, revelou que a maior parte dos brasileiros sabe pouco sobre
ciências. De acordo com o resultado da consulta, 79% têm conhecimentos
científicos básicos, mas não são capazes de usá-los para entender plenamente a
realidade que os cerca. O teste envolveu questões com situações cotidianas,
como ler e interpretar uma bula de remédio, entender a importância de um pneu
de carro não estar careca e conseguir explicar o efeito do uso de antibióticos.
Os
resultados finais do ILC foram apresentados na Reunião Ordinária Itinerante do
Conselho Nacional de Educação (CNE). O ILC avaliou 2.002 pessoas de 15 a 40
anos, com, no mínimo, quatro anos de estudos. Elas responderam a 36 itens,
entre fáceis e difíceis, sobre a aplicação da ciência no dia a dia e em
situações mais complexas.
Para
o presidente do Instituto Abramundo, Ricardo Uzal, o resultado em ciências no
Brasil está aquém de outros países, com impactos no desenvolvimento econômico
do país e na falta de crescimento por aumento de produtividade.
Educação
básica
Segundo
ele, indicou também problemas na estrutura educacional, principalmente da
educação básica, que tratra ciências de forma marginalizada. "O governo e
a iniciativa privada são responsáveis por buscar soluções para a educação em
ciências", acrescentou Uzal.
A
partir das respostas, os participantes foram divididos em quatro níveis. No
primeiro, o mais baixo está 16%. Eles são capazes de localizar apenas
informações em textos simples, em situações cotidianas. No extremo oposto, no
nível 4, estão 5% considerados eficientes. Esses têm domínio de conceitos e
termos científicos e são capazes de aplicá-los em situações simples e complexas.
A
maior parte dos participantes está no segundo nível (48%) e no terceiro (31%),
considerados, respectivamente, letramento rudimentar e letramento científico
básico.
Os
participantes têm desde o quinto ano do ensino fundamental até o superior
completo. Os resultados mostram que há deficiências também entre aqueles com
nível educacional mais alto, que correspondem a 23% da amostra. Entre esses,
11% atingiram o nível mais alto de letramento, 48% estão no nível 3, 37% no 2
e, 4% no nível mais baixo. Há pessoas que não sabem sequer o que é NaCl e porque a água dos bebedouros dos passarinhos
usados em gaiolas não desce.
Apesar
do baixo desempenho, a pesquisa mostra que os brasileiros se interessam pelo
conhecimento científico. Dos entrevistados, 72% concordaram, total ou
parcialmente, que a ciência ajuda a compreender o mundo; 62% disseram se
informar sobre as novidades no campo da ciência e tecnologia. Metade afirmou se
informar por meio de jornais impressos ou internet.
Em
relação ao trabalho, 68% concordam, total ou parcialmente, que quem tem
formação na área científica tem boas oportunidades de trabalho.
O
ILC é uma iniciativa inédita do Instituto Abramundo, em parceira com o
Instituto Paulo Montenegro, do Ibope, e a ONG Ação Educativa. A base da
avaliação foi o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), realizado pelo Ibope
e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As entrevistas foram feitas no
Distrito Federal e em 211 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo,
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador,
Curitiba e Belém.
Prova
Brasil
Em
2013, questões de ciências foram incluídas na Prova Brasil, aplicada a cada
dois anos. A prova de ciências foi aplicada de forma amostral a alunos do 9º.
Um grupo de alunos do 3º ano também fez a prova de ciências em 2013, na
Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb).
Esses
resultados não foram utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb), que considera as provas de português e matemática.
Fonte-Agência Brasil
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