domingo, 25 de maio de 2014

Facebook terá botão para brasileiro avisar que votou nas eleições



O Facebook deve lançar no Brasil o botão "Sou um Eleitor" para as eleições federais e estaduais que acontecerão em outubro. A ideia é estimular o usuário a compartilhar com os amigos a informação de que foi às urnas, sem dizer em quem votou.
O botão "I´m a Voter" foi lançado em 2010, nos Estados Unidos, quando estimulou 340 mil pessoas a votarem. Em 2012,  foi utilizado por 9 milhões de usuários na reeleição de Barack Obama. O recurso, aliás, parece combinar mais com as eleições americanas, que não obrigam os cidadãos a ir às urnas - daí a necessidade de tentar influenciar os demais.
 Entretanto, a botão foi testado recentemente na Índia e ganhou a adesão de 4 milhões de pessoas no pleito das últimas semanas. Além do Brasil, vão receber o recurso em 2014 Colômbia, Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia, Nova Zelândia e o Parlamento Europeu, cujas eleições acontecem na semana que vem.
Com a iniciativa global, o Facebook prevê movimentar 400 milhões de pessoas. A estratégia é clara: aumentar a interação entre os usuários, estimulando ainda mais as discussões políticas - muitas vezes calorosas - que inundam as redes sociais.

Nenhum comentário: