O Facebook
deve lançar no Brasil o botão "Sou um Eleitor" para as eleições
federais e estaduais que acontecerão em outubro. A ideia é estimular o usuário
a compartilhar com os amigos a informação de que foi às urnas, sem dizer em
quem votou.
O botão
"I´m a Voter" foi lançado em 2010, nos Estados Unidos, quando
estimulou 340 mil pessoas a votarem. Em 2012,
foi utilizado por 9 milhões de usuários na reeleição de Barack Obama. O
recurso, aliás, parece combinar mais com as eleições americanas, que não
obrigam os cidadãos a ir às urnas - daí a necessidade de tentar influenciar os
demais.
Entretanto, a botão foi testado recentemente
na Índia e ganhou a adesão de 4 milhões de pessoas no pleito das últimas
semanas. Além do Brasil, vão receber o recurso em 2014 Colômbia, Coreia do Sul,
Indonésia, Suécia, Escócia, Nova Zelândia e o Parlamento Europeu, cujas
eleições acontecem na semana que vem.
Com a
iniciativa global, o Facebook prevê movimentar 400 milhões de pessoas. A
estratégia é clara: aumentar a interação entre os usuários, estimulando ainda
mais as discussões políticas - muitas vezes calorosas - que inundam as redes
sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário