terça-feira, 6 de agosto de 2013

Tecnologia: replays com imagens em 360º

Assistir a eventos esportivos na televisão pode se tornar uma experiência ainda mais interativa graças a uma nova tecnologia de replays. A empresa Replay Technologies começou a desenvolver um recurso que exibirá imagens em 360 graus em repetições dos principais lances das transmissões.
As primeiras avaliações destas exibições estão sendo feitas em jogos de baseball nos Estados Unidos. A companhia vem atuando nas partidas do popular time da cidade de Nova York, o New York Yankees, e os resultados conseguem ser bastante impressionantes.
Combinando imagens estáticas e dinâmicas, a tecnologia cria um recurso semelhante aos replays de jogos de videogame, por exemplo, ou ao popular Bullet Time de “Matrix”. Ou seja, é possível “pausar” um lance em torno de um jogador e girar a câmera em 360 graus, analisando tudo o que está em volta daquela jogada.
Além dos testes com o Yankees, no dia 24 de junho, a Replay Technologies assinou um contrato que levará os replays em 360 graus ao futebol americano. O Dallas Cowboys e também a rede de televisão NBC ganharão, na próxima temporada da NFL, as câmeras táticas que utilizam o padrão "freeD".
Para capturar as imagens, a Replay Technologies fez uma parceria com duas empresas, a Teledyne DALSA e a ThinkLogical, que construíram este sistema no estádio do Yankees como no do Dallas. No primeiro, foram usadas nove câmeras de quatro megapixels e alta velocidade. Agora, são 24, com capacidade de gravação de imagens em 4K.


Nenhum comentário: