quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Spotify chega ao Brasil em setembro
Um
dos líderes mundiais no mercado de streaming de música, o sueco Spotify vai
iniciar suas atividades no Brasil no fim de setembro, segundo fontes ouvidas
pela reportagem. A empresa já tem três funcionários no País e pretende formar
equipe de pelo menos 15 pessoas até o primeiro semestre de 2013. A chegada da
empresa dá força a um setor ainda incipiente por aqui: o de transmissão
instantânea de músicas por assinatura pela internet.
Hoje,
há vários sites brasileiros em que o usuário pode ouvir canções instantaneamente,
sem a necessidade de download ou pagamento. Em muitos casos, os catálogos são
limitados, não existe negociação de direitos autorais com as gravadoras e pouco
se pode fazer além de escutar música. Serviços como o Spotify oferecem o
oposto: milhões de músicas licenciadas, a possibilidade de criar playlists,
alto nível de integração com redes sociais e versões feitas especialmente para
web, smartphone e tablet.
Esses
fatores, aliado ao baixo preço da assinatura, têm sido os responsáveis pela expansão
mundial desse mercado - e a esperança da indústria fonográfica em relação ao
fim da pirataria. O Spotify está presente em 28 países e tem 24 milhões de
usuários, 6 milhões deles pagantes. O concorrente Deezer é usado por 10 milhões
de pessoas (sendo 4 milhões assinantes).
No
Brasil, porém, o Deezer chegou na frente. Em sete meses, viu a América Latina
ocupar a segunda posição na adição de novos usuários, atrás apenas da França -
onde a empresa foi fundada. "Os latino-americanos são os mais ativos no
nosso serviço e compartilham muito nas redes sociais", diz Mathieu Le
Roux, diretor-geral do Deezer para a América Latina.
Outro
rival que o Spotify deve encontrar no País é o Rdio, criado pelos fundadores do
Skype, e que estreou no mercado local inicialmente com o nome de Oi Rdio - uma
parceria com a operadora de telefonia.
O
Brasil já é o terceiro maior mercado da empresa, presente em 31 nações. A
expansão global do serviço é "impressionante", segundo o diretor de
parcerias estratégicas Scott Bagby. "De dezembro de 2012 para cá, nosso
registro diário de usuários no mundo cresceu oito vezes".
Segundo
a empresa de pesquisa comScore, o Deezer e o Rdio ocupam, respectivamente, a
19ª e a 29ª posição na lista dos sites de música mais visitados. Mas o ranking
não considera os acessos por dispositivos móveis, de onde vêm 80% da audiência
global do Rdio, por exemplo. O Spotify, que ainda não está disponível
oficialmente no País, aparece em 162º lugar. Há usuários que conseguem driblar
os limites territoriais, e não faltam tutoriais que ensinem isso na web.
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