As mídias sociais (o termo, criado para definir estratégias de divulgação de produto/marca que usam as redes sociais como veículo de comunicação, e relativamente novo), oferecem às empresas a possibilidade de descobrir o perfil do seu público-alvo e, principalmente, o que os seus consumidores pensam sobre os seus determinados serviços e/ou produtos.
Similarmente, elas proporcionam as empresas oportunidades de criar, testar, confirmar ou não suposições, produtos, campanhas, etc. A criação de perfis em redes como o Facebook e Twitter possibilita que a organização entenda com mais clareza o que se passa nesses ambientes e para demonstrar que estão interessados em fazer parte do dia-a-dia dos usuários/clientes. Querem sim, virar parceiros.
A pesquisa da Ibramerc revelou que dentre as 241 empresas de médio e grande porte entrevistadas, o Twitter e a principal ferramenta social utilizada pelas mesmas, com 84%, seguido do YouTube, com 62% e Facebook, com 61%. Orkut, LinkedIn, blogs, Flickr, Myspace e Ning, também aparecem com percentuais menores.
Dados identificados pela Deloitte confirmam a hegemonia do Twitter e Facebook. Apesar do recente crescimento do Facebook no Brasil, o Twitter deverá em pouco tempo, desfilar a faixa de favorito. Numa recente reportagem da Revista norte-americana Time sobre a popularidade da rede social no Brasil, a vice-presidente de vendas internacional do Twitter, Kate Stanton, usou o termo “voraz” para caracterizar os brasileiros.
“Voraz” seria o adjetivo ideal para definir a estratégia digital da Tecnisa para se distanciar da concorrência. O blog foi apenas o começo. A empresa está presente atualmente em 15 redes sociais. Além dos principais canais (Youtube, Facebook, Linkdin, Flickr, Twitter e o Blog), usa também o “Foursquare” (uma rede social e de microblogging que permite ao utilizador indicar onde se encontra, e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local).
O pionerismo do Blog se extendeu ao Twitter. A empresa, que aderiu a ferramenta em 2008, causou furor no mercado imobiliário ao fechar a venda de um imóvel de alto padrão em seu canal no Twitter.
O pionerismo do Blog se extendeu ao Twitter. A empresa, que aderiu a ferramenta em 2008, causou furor no mercado imobiliário ao fechar a venda de um imóvel de alto padrão em seu canal no Twitter.
“Na época da adesão não sabíamos muito bem o que fazer. Começamos a usar a ferramenta para dar dicas sobre os últimos lançamentos e imóveis da Tecnisa e, em 2009, pegando carona numa promoção desenvolvida pela Tecnisa, fizemos uma adaptação a ação com benefícios exclusivos para os nossos seguidores no Twitter. A promoção serviu também para identificar o perfil dos nossos seguidores”, revela Denilson.
Foi com a mesma voracidade tempos mais tarde que o Sebrae Paraná percebeu a necessidade de estar na teia digital. Em meados de 2010, quando começaram a perceber que os clientes deles estavam nas redes sociais, o Sebrae pulou no barco virtual.
Hoje, a instituição conta com uma conta no Twitter, onde posta discas de empreendorismo, promove eventos/ações do Sebrae e responde a dicas, sugestões e perguntas em geral. Tem também um perfil e uma fan page no Facebook e perfil no Orkut, assim como um Blog formado por uma rede de blogueiros entre funcionários, clientes, credenciados do Sebrae e palestrantes em geral.
A Oi, que está presente nas principais redes sociais desde 2008, investiu pesado na indústria digital com o objetivo de estabelecer mais um canal de diálogo com o público e distribuir conteúdo qualificado e relevante. Além das plataformas de conteúdo, criou em 2010, o novo site da Oi FM, permitindo o diálogo entre público e a rádio através do compartilhamento de conteúdo em redes sociais como Twitter e Facebook.
Ainda no ano passado, lançou o seu Canal no You Tube com o objetivo de centralizar os vídeos da empresa na mídia social. Já são mais de 5 milhões de views desde o lançamento. No último mês, foi lançada a Fan Page da Oi no Facebook. Nela, o usuário encontra dicas e novidades sobre os principais produtos e serviços da companhia.
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