quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dilma abre 20 pontos sobre Serra e venceria no primeiro turno

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve sua tendência de alta e foi a 49% das intenções de voto. Ela abriu 20 pontos de vantagem sobre o seu principal adversário, José Serra (PSDB), que está com 29%, segundo pesquisa Datafolha.

Realizado nos dias 23 e 24 com 10.948 entrevistas em todo o país, o levantamento também indica que Dilma lidera agora em segmentos que antes eram redutos de Serra. A petista passou o tucano em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Paraná e entre os eleitores com maior faixa de renda.

Em São Paulo, Estado governado por tucanos há 16 anos, Dilma saiu de 34% na semana passada e está com 41% agora. Serra caiu de 41% para 36%. Mesmo na capital paulista, governada por um aliado tucano, a petista também tem 41% contra 35% do rival. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Todas as oscilações estão dentro desse limite.

Dilma tinha 47% na sondagem do último dia 20. Serra estava com 30%. Marina Silva (PV) tinha 9% e manteve o percentual na atual pesquisa. Hoje há 4% que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato. E 8% declaram-se indecisos.

Se a eleição fosse hoje, Dilma teria 55% dos votos válidos (os que são dados apenas para os candidatos) e venceria no primeiro turno.

Serra se mantém ainda à frente em alguns poucos extratos do eleitorado. Por exemplo, entre os eleitores de Curitiba, capital do Paraná, onde registra 40% contra 31% de sua rival petista.

Quando se observam regiões do país, a candidata do PT lidera em todas, inclusive no Sul. Na semana passada, ela estava tecnicamente empatada com Serra, mas numericamente atrás: tinha 38% contra 40% do tucano. Agora, a petista tem 43% e o tucano caiu para 36% entre os eleitores sulistas.

Dilma também ampliou a vantagem num eventual segundo turno. Está com 55%, contra 36% de Serra.

Nenhum comentário: