O gesto é quase inevitável. Quando o inseto parece sobrevoar a plateia que lota a sala de cinema, muitos tentam, em vão, acertá-lo com a mão. Os sorrisos sob os óculos cinzas denunciam os momentos de diversão plena durante a sessão do blockbuster Avatar, que bate recordes de bilheteria em todo o mundo. A estreia do filme dirigido por James Cameron impulsionou a retomada das exibições tridimensionais, que foram febre na década de 1980, quando a plateia precisava usar precários óculos feitos de papelão e lentes azuis e vermelhas. Porém, o desenvolvimento tecnológico elevou o realismo das imagens a um patamar inimaginável e, agora, promete levar a emoção para dentro de casa. Os fabricantes já anunciam televisores com recursos 3D, que devem ser lançados ainda no primeiro semestre deste ano, aproveitando a chegada da Copa do Mundo.
A Consumer Electronics Show (CES 2010), um dos eventos mais importantes do mundo na área de novas tecnologias, levou a Las Vegas, Estados Unidos, uma mostra das tendências no campo de imagens em três dimensões no início deste mês. A expectativa do comércio e dos consumidores é tão grande que, segundo previsões divulgadas na ocasião, Hollywood pode lançar até uma centena de filmes em 3D por ano quando a padronização dessa tecnologia for estabelecida, provavelmente até o fim do ano. Marcas como Samsung, Toshiba, Panasonic e Sony fazem previsões bastante otimistas para os próximos anos: até 2013, 25% dos aparelhos de televisão vendidos deverão exibir imagens tridimensionais. A LG Eletronics foi além. A empresa chegou a falar em preços para os novos equipamentos, que devem custar até US$ 300 a mais que os convencionais.
Leia mais aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário