segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe suína

Risco de pandemia é real

Médicos estão aconselhando norte-americanos a usar máscaras para se proteger do vírus que se propagou do México para os EUA e a Nova Zelândia. Na Europa, onde não estava certo ainda se o vírus já havia chegado, a Espanha confirmou o primeiro caso. O ministro da Saúde do México, José Ángel Cordovao, disse nesta segunda-feira, 27, que a gripe já pode ter matado 149 pessoas no país e que o número de casos pode aumentar.

Com cerca de 1.300 infectados em todo o mundo até o momento, as autoridades estão divididas entre alertar para o risco de uma pandemia e evitar paralisar grandes cidades em todos os continentes em meio a uma crise econômica global.

Um porta-voz da Casa Branca disse no último sábado, 25, que o presidente Obama não teve a saúde ameaçada por conta de sua visita à Cidade do México na semana passada, apesar das notícias de que um mexicano que teve contato com o presidente norte-americano teria morrido logo depois com sintomas da gripe suína. Especialistas internacionais se reunirão nesta terça-feira, 28, para aconselhar a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a possibilidade de aumentar o nível de alerta mundial.

Anvisa irá distribuir panfletos e máscaras nos aeroportos

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira, 27, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária irá distribuir 100 mil máscaras de prevenção a serem entregues a passageiros que desembarcam no Brasil vindos de áreas de risco.

A Anvisa acredita que a partir de amanhã os seis aeroportos nacionais que recebem voos internacionais comecem a receber as máscaras.

Um comentário:

João disse...

Será que isso vai resolver?