Brevemente,
em vez de se desviar dos buracos nas ruas e estradas, você poderá começar a
aperfeiçoar a mira para acertar todos eles.
O
professor Lei Zuo, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, está
propondo uma nova técnica para gerar eletricidade nos veículos híbridos e
elétricos a partir das irregularidades no asfalto.
Brincadeiras
à parte, não será necessário ficar passando por buracos.
Segundo
os cálculos do professor Zuo, apenas as suaves irregularidades de um asfalto
bem conservado podem ser capazes de gerar entre 100 e 400 watts de energia, um
valor impressionante, suficiente para aumentar muito a autonomia de um carro
elétrico.
Os
sistemas regenerativos de freios já são usados em veículos de linha, mas Zuo
quer transformar os amortecedores em geradores de energia.
Para
isso, os amortecedores regenerativos devem converter a energia vibracional, as
vibrações verticais da suspensão, em movimento rotacional que aciona um
gerador.
Em
2009, estudantes do MIT já haviam apresentado o protótipo de uma suspensão
regenerativa, mas o professor Zuo garante ter resolvido um problema crucial de
eficiência: a conversão do movimento bidirecional dos amortecedores no
movimento unidirecional necessário para movimentar continuamente o gerador.
Uma
combinação de engrenagens permite que tanto o movimento de descida quanto o
movimento de subida do amortecedor, sejam convertidos em eletricidade,
essencialmente dobrando a quantidade de energia que pode ser recuperada.
Energia
versus maciez
O
protótipo construído pela equipe consegue recuperar até 60% da energia
teoricamente disponível nos amortecedores. O professor Zuo afirma que, com uma
fabricação mais aprimorada dos diversos componentes, eventualmente em escala
industrial, será possível chegar aos 85% de eficiência.
O
amortecedor-gerador "pode ser integrado no carro diretamente, sem mudar
nada no carro," disse o pesquisador.
Como
nada sai de graça, o próximo passo da pesquisa será aferir o quanto a captação
da energia vibracional tira do conforto da suspensão, o que eventualmente
exigirá buscar um equilíbrio entre eficiência na geração de energia e maciez do
carro.
Fonte-IT
Fonte-IT
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