terça-feira, 7 de outubro de 2014

Nasa: profundidade do mar não colabora para aquecimento global


      As águas do oceano profundo da Terra não aqueceram de forma perceptível desde 2005, e não contribuíram para elevar o nível do mar, um dos sinais do aquecimento global, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (6) pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).
O aumento da temperatura da água se concentra nos 20% de águas da superfície do oceano, explicou à Agência Efe Josh Willis, cientista da Nasa especializado em clima do Laboratório de Propulsão em Pasadena (Califórnia).
"A terra segue esquentando, o nível do mar continua a crescer, e eu não compraria uma casa na praia nos próximos 20 anos", brincou o cientista. Willis explicou que o objetivo do estudo era determinar as causas pelas quais o nível do mar continua a aumentar, fato que a Nasa tinha comprovado graças às observações de dois satélites, o "Jason-1" e o "Jason-2".
Outro satélite, chamado "Grace", descobriu que o derretimento das geleiras e da camada de gelo que cobre os polos contribuía para aumentar o nível do mar.
Além disso, o nível do mar aumenta porque, quando a água se aquece, se expande, ou seja, aumenta de volume. "Onde a água estava se aquecendo? Em que parte do oceano? Onde se produzia a expansão?", contou Willis sobre os questionamentos feitos pelos cientistas.
Então, os pesquisadores puseram mãos à obra e analisaram os dados colhidos entre 2005 e 2013 pelos satélites e por uma rede de três mil sondas flutuantes, chamada "Rede Argo", que mediu diretamente a temperatura da camada superior do oceano.
Descobriram que enquanto a superfície dos oceanos continua absorvendo o aquecimento da terra, as profundezas dos oceanos não tiveram a temperatura elevada de modo perceptível na última década. Acima da marca de dois quilômetros de profundidade, o sol e o ar aquecem a água, detalhou Willis, que explicou que, abaixo desse nível, a temperatura não muda.
"O processo para que a água vá da montante a jusante leva milhares de anos e, por isso, a água dos oceanos profundos não se aquece", esclareceu. Para chegar a estas conclusões, os cientistas do Laboratório de Propulsão fizeram uma conta simples.
Da quantidade total do aumento do nível do mar, os pesquisadores subtraíram a quantidade de água que tinha aumentado na parte superior do oceano, e a quantidade que correspondia à água do degelo.
O resto representa a quantidade do aumento do nível do mar causado pelo aquecimento no oceano profundo e esse número é zero, segundo a Nasa. Com isso, o estudo garante que o aquecimento das águas profundas não contribuiu em nada para o aumento do nível do mar entre os anos medidos, 2005 a 2013.
No entanto, Willis alertou que 20% das águas da superfície aqueceram o que evidencia que a Terra continua a aumentar sua temperatura média. A pesquisa revelou que, nestes últimos 35 anos, o oceano absorveu entre 24% e 58% a mais de calor do que havia sido estimado em princípio.
Fonte-info


Nenhum comentário: