Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

domingo, 20 de abril de 2014

Calor corporal recarrega relógios e pulseiras inteligentes

Já pensou na possibilidade de o calor corporal poder recarregar relógios e pulseiras inteligentes? Esse é o projeto do Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coreia, que está desenvolvendo uma tecnologia que permite que um aparelho pequeno e leve seja posicionado sobre a pele para transformar o corpo humano em uma bateria ambulante – e infinita.
Geradores termoelétricos (que transformam calor em eletricidade) não são novidade, mas a criação dos coreanos melhora sensivelmente a tecnologia existente até então. Antes, geradores feitos de plástico não produziam energia suficiente, enquanto os equipamentos feitos de material inorgânico eram grandes e pesados.
“Nosso gerador termoelétrico é extremamente flexível, leve e de alto desempenho. Esperamos que essa tecnologia tenha aplicação vasta, desde automóveis, fábricas, aeronaves até em embarcações, em que é comum ver energia térmica abundante sendo desperdiçada”, explica o líder da pesquisa, Byung Jin Cho.
Sua aplicação para gadgets vestíveis, porém, é a mais próxima de ocorrer, devido à pouca energia que esse tipo de aparelho necessita para funcionar. Segundo os pesquisadores, um gerador pequeno o bastante para ser usado no pulso é capaz de produzir cerca de 40 mW de energia elétrica a partir da diferença de temperatura entre o corpo e o ambiente.
Com isso, o corpo poderia funcionar como uma fonte de energia inesgotável para relógios e pulseiras inteligentes, entre outros aparelhos vestíveis que não gastam muita energia. Porém, ainda não há previsão para a estréia de geradores termoelétricos desse tipo no mercado. Resta esperar para ver.


Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//