domingo, 1 de dezembro de 2013

CELULAR E DIREÇÃO

O hábito de falar e digitar mensagens no celular ao volante se transformou em uma das principais causas de acidentes fatais. As estatísticas alarmantes levaram alguns países a incluir nas leis de trânsito a proibição do uso do celular ao volante.
Agora, a tecnologia tenta desenvolver as mais variadas formas para ajudar o motorista a manter a atenção no trânsito. Em alguns carros, uma imagem da tela do celular com o número de chamada aparece em um visor, na altura do pára-brisa, acompanhado da velocidade do carro. “Isso ajuda porque dispensa o motorista de dividir atenção entre o celular e a pista”, diz Sachin Lawande, da empresa de tecnologia Harman.
Outros aparelhos vêm com sistema de reconhecimento de voz que permite digitar mensagens faladas, ao invés de escritas. Porém, um estudo recente mostrou que enviar mensagens de voz ao volante é tão perigoso quanto digitá-las.
Algumas empresas acreditam que a melhor maneira de manter o motorista seguro é desestimular o uso do celular ao volante. O Android, sistema operacional do Google, criou um aplicativo capaz de bloquear ligações enquanto o veículo está em movimento, mandando uma mensagem automática avisando que a pessoa está indisponível. O aplicativo desbloqueia as chamadas assim que o carro para.
Apesar do avanço, parece que as empresas de tecnologia ainda não desenvolveram uma forma completamente eficaz de prender a atenção do motorista no trânsito.

Nenhum comentário: