Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

segunda-feira, 11 de março de 2013

Ameaça mundial: antibióticos estão perdendo a eficácia contra bactérias cada vez mais resistentes

Bactérias com potencial para causar graves infecções estão ficando cada vez mais resistentes a antibióticos. Segundo a comunidade médica mundial, a situação representa “uma ameaça catastrófica para a população e pede ação mundial urgente”.
De acordo com o médico britânico Dame Sally Davies, se duras medidas não forem tomadas para restringir o uso de antibióticos “vamos nos encontrar em um sistema de saúde não muito diferente do início do século xix”.
Enquanto a eficácia dos antibióticos diminui, surgem novas espécies mais resistentes de antigas bactérias, como a Klebsiella, causadora da pneumonia. Bactérias encontradas no intestino, especialmente perigosas para idosos e pessoas frágeis, também estão ganhando resistência aos medicamentos.
Nas décadas seguintes à invenção da penicilina, empresas farmacêuticas desenvolveram uma vasta gama de medicamentos. Porém, desde 1987, não há mais classes de drogas descobertas.
A Associação da Indústria Britânica diz que a preocupação tem fundamento e que “a resistência das bactérias é um problema sério e crescente” para o mundo. Stephen Whitehead, chefe executivo da organização, diz que o problema é grave, mas ressalta que as empresas farmacêuticas estão investindo em pesquisas para solucionar a situação. “Há empresas farmacêuticas ativamente envolvidas em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Mas ainda há muito a ser feito”, diz Whitehead.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//